UFRGS - PEAD Ana Cristina Mattes - Kryka

Tuesday, October 24, 2006


Três tipos de dominação segundo Max Weber

Max Weber defendia em sua teoria, a existência de três formas de dominação:
Dominação Legal
Dominação Tradicional
Dominação Carismática
A dominação legal, conforme o filósofo,dá-se em virtude de um estatuto, criado por uma associação, onde são determinados os direitos e deveres. Neste tipo de dominação, obedece-se a lei e não à uma pessoa. Os funcionários são contratados e o dever de obediência está graduado numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores.
A dominação tradicional ocorre em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhorais. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade. O quadro administrativo é formado por “servidores”, que podem ser familiares, amigos, ou pessoas que lhe estejam ligadas. Neste tipo de dominação, no quadro administrativo, falta o conceito de competência. Observam-se características diferentes, conforme a modalidade de posição do quadro administrativo:
Ø Estrutura puramente patriarcal, onde os servidores são dependentes do senhor.
Ø Estrutura estamental, onde os servidores são independentes, investidos em seus cargos por concessão do senhor ou por privilégio.
Nesta forma de dominação falta a categoria de “disciplina”, pois, as relações gerais são reguladas pela tradição, pelo privilégio, pelas relações de fidelidade, pela honra e boa vontade.
A dominação carismática dá-se em virtude de devoção afetiva ao senhor e a seu carisma. Os “apóstolos” obedecem exclusivamente à pessoa do líder. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação, posição ou dependência.
Apesar do texto ter sido escrito há muito tempo atrás, poderíamos exemplificar cada um dos tipos de dominação, com experiências do nosso dia-a-dia, na empresa, nas escolas, através da política e até mesmo da religião.

4 Comments:

  • At 6:20 PM, Blogger Kelli Mattes said…

    Parabéns, Kryka! Seu blog está uma gracinha. Os textos bem redigidos. O que escreveste sobre Weber está bem sintetizado e de fácil compreensão. Segue em frente. És muito capaz! Vamos a luta que conseguiremos.
    Convido-te a conhecer meu trabalhp sobre Weber.
    http://kellimattes.blogspot.com/2006/10/trs-tipos-de-dominao-segundo-max-weber.html
    Forte abraço. Amo você!

     
  • At 6:38 PM, Blogger Lucele said…

    Olá Ana! Fiz uma visita em seu blog e gostei muito. Está bem organizado e com uma aparência linda. Parabéns pelo texto! Você conseguiu abranger muito bem a temática do texto, sem ficar um resumo cansativo. Ficou de fácil compreesão e acessilidade.
    MUITA FORÇA NESTA CAMINHADA!
    BEIJOKAS!

     
  • At 7:28 AM, Blogger Suzan Pereira David said…

    Querida amiga Ana, tenho o maior prazer em visitar seu blog. Ele é um colírio para meus olhos e um acalanto pata meu coração, pois você sempre tem comentários carinhosos.
    Quanto ao texto de Weber, ele fala muito dao papel da família na educação e o quanto a escola deve resgatar essa educação.
    Nós, do polo de Sapiranga, somos uma família e você sempre poderá contar com essa tua humilde irmã de caminhada. Beijos!!!! Suzan

     
  • At 3:40 PM, Blogger si said…

    Oi amiga! Teu blog está muito showw, parabéns. Se precisar de alguma coisa conte comigo. Seus textos estão bem claros e objetivos, parabéns.Beijão no coração, Si.

     

Post a Comment

<< Home

 
( head) > (/head)