A educação como processo socializador; função
homogeneizadora e função diferenciadora
Émile Durkheim
QUESTIONÁRIO
1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
homogeneizadora e função diferenciadora
Émile Durkheim
QUESTIONÁRIO
1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim, há muitas coisas que influenciam o comportamento humano: processos, resultados dos processos e a ação humana. Segundo ele, um grande diferencial da ação de membros de uma mesma geração sobre outros e de adultos sobre adolescentes e crianças. E é a esse último processo que Durkheim chama educação.
Já Stuart Mill, visto que este define educação como “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição...”.
Logo podemos dizer que Durkheim discorda de Stuart Mill.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
A primeira definição é “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz.”.. O ponto fraco desta definição concentra-se no fato de que não desenvolveremos todas as potencialidades e sim aquelas que correspondem às nossas aptidões.
A segunda definição é “a educação objetiva fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”. O ponto fraco desta definição encontra-se na subjetividade do que seja a felicidade.
As duas definições consideram que há uma educação ideal e perfeita, porém estamos muito longe disso, pois essa “educação ideal” acompanha o conceito de tipo de comportamento que se deseja, e este modifica conforme a visão política, econômica e social.
3. O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir educação?
Na opinião de Durkheim, par definir-se educação, faz-se imprescindível ter evidente o seu fim: preparar as crianças. Para isso, portanto, será necessário considerar os sistemas educativos de hoje e outrora e aprender deles os caracteres comuns. Para haver educação, deve haver gerações de adultos, jovens, adolescentes e crianças e que uma exerça ação sobre a outra.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal,
tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Conforme Duekheim, o que leva a sociedade a ter a sua concepção de homem certo ideal é o conjunto de idéias acerca da natureza humana sobre diversos aspectos: ciência, moral, direitos e deveres, patriotismo...até certo ponto para todos os cidadãos. Segundo o autor, “A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade...”.
5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal a ser realizado tem que suscitar na criança: certos estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis bem como certos estados físicos e mentais que o grupo social a qual pertence considera indispensáveis.
6. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não seencontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente,
se destine.” O que conclui Durkheim? Explique:
Quando Durkheim diz que “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.”, o autor conclui que a educação é a socialização das novas gerações, sendo composta por um sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem o grupo de que fazemos parte.
Isto é, ao educarmos, preparamos a criança para interagir na sociedade.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias independentes?
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