UFRGS - PEAD Ana Cristina Mattes - Kryka

Monday, December 25, 2006

Andei revisando minhas atividades e não havia postado o trabalho em grupo ECS 9.
Aí está ele:
ECS 9- TEXTO FINAL- grupo letra A

Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho
ADRIANA, ANA MATTES, CAROLINA, JANETE, VERIDIANA
Todas as relações de uma sociedade são determinadas pela divisão do trabalho e o desenvolvimento das forças produtivas. São as relações de trabalho que determinam separações entre cidade e campo, indústria e comércio e consequentemente, coloca em oposição seus interesses, além dessas divisões, surgem ainda, subdivisões, que aumentam a discordância de interesses.
Mas a real divisão de trabalho se dá a partir do momento em que acontece a divisão entre trabalho material e intelectual. É esta divisão que abre espaço para os conflitos de classes. Afinal o operário que usa apenas o trabalho braçal fica limitado, não desenvolvendo outras áreas de sua totalidade humana. Numa sociedade comunista a proposta é que ele possa desenvolver todas as atividades que tiver vontade, o trabalho passa a ser um prazer, não uma obrigação. Todos os trabalhadores cooperam em uma sociedade, cada um com sua função, porém não têm consciência do porquê, não sabem a finalidade. Sua vida começa quando se liberta de seu trabalho.
O trabalhador vende sua força de trabalho por um salário que garante sua subsistência, porém este não lhe dá nenhum prazer, afinal sua atividade é apenas braçal não sobrando tempo para que desenvolva outras potencialidades humanas, como as intelectuais.
Vemos atualmente que o capitalismo, mesmo tendo algumas modificações, continua separando as classes e distanciando seus interesses, muitos jovens precisam deixar de estudar para ajudar no sustento de suas famílias. O povo não tem acesso à cultura e por isso mesmo, sendo alvo de tantas injustiças sociais, não se revolta, não luta por seus direitos. A escola tem o papel de “abrir os olhos” das pessoas para que saiam da acomodação, se tornem cidadãos conscientes e lutem por mudanças que lhes beneficiem. E para isso podemos trabalhar com a realidade dos próprios alunos, pois seus pais e mães, na sua grande maioria são assalariados e convivem com o conflito de classes, com as injustiças sociais e com a luta pela subsistência.

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